Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.6/5 (7 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 


OS SALMO DA FAMÍLIA...
OS SALMO DA FAMÍLIA...

Os Salmos da Família
(Salmos 127, 128)

Há muita coisa dita na Bíblia sobre as boas relações familiares. Os Salmos 127 e 128 são, de fato, gêmeos, abordando o assunto da família de ângulos diferentes.  Vamos recolocar em nossos lares os princípios afirmados nestes dois Salmos.

Que o Senhor seja o centro do lar

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (127:1). "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos" (128:1). Como podemos jamais ter uma boa vida familiar se deixarmos o Senhor fora do quadro? Se as coisas não vão bem com Deus, como poderiam ir bem com o nosso cônjuge, filhos, pais?  Quando Deus e sua palavra regem nossos corações e vidas, a vida familiar será uma experiência agradável e rica.


Não se preocupe, seja feliz

Note a idéia destes trechos:  Em vão levantam cedo e ficam até tarde penando pelo alimento ­ pois ele concede o sono àqueles que ama (127:2); quando comerem do trabalho das tuas mãos, serão felizes, e tudo estará bem com vocês (128:2). Hoje em dia o trabalho pode ser um teste real de perseverança e de manutenção das coisas dentro da perspectiva correta.  De alguma maneira o filho de Deus tem que encontrar um modo de ocupar-se nos seus negócios, fazer um bom trabalho para o chefe, usar seu pagamento prudentemente e deixar o resto com Deus.  Uma disposição irritável, apreensiva, causa grande estrago na família.  Uma falta de contentamento é freqüentemente a causa.  Para certas famílias, não faz diferença quanto dinheiro se ganha;  nunca é suficiente.  Maus hábitos de gasto de dinheiro criam tensão, preocupação e discórdia.


A ansiedade rouba o sono.  Muitas pessoas podem tornar-se realmente mal humoradas quando não conseguem ter descanso suficiente. Não há substituto para uma boa noite de descanso; e pôr nossa confiança no Senhor, enquanto trabalhamos duro, ajudará a cumprir a meta.
Pense na família como uma bênção de Deus

"Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão" (127:3). "Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa" (128:3).


Uma das atitudes que prevaleceram entre os antigos era que os filhos eram uma dádiva de Deus.  Eles suplicavam a Deus por filhos e consideravam ter uma grande família como um benefício.  Muitas pessoas vêem os filhos como uma maldição e uma praga a ser erradicada. Por que temos tantos filhos indesejados hoje em dia?  Muito simples, as pessoas não temem o Senhor e não andam em seus caminhos.

Se você tiver uma boa esposa e uma casa cheia de filhos bem comportados, você é verdadeiramente um homem abençoado.  Os bons filhos olham pelo bem-estar dos pais nos dias de enfermidade e da velhice;  eles abraçam as causas de seus pais quando precisam de um defensor;  eles produzem netos que se tornam a "coroa dos velhos"(Provérbios 17:6).

Ainda não sou avô, contudo já estou apto, por motivo da idade e da prudência.  Tenho um bom número de amigos que declaram que ter netos é uma grande recompensa.  Se os filhos são como ter "oliveira, à roda da tua mesa" (Salmo 128:3), os netos são como ter bolo de chocolate durante o dia todo.  A melhor coisa com os netos é que eles lhe dão ainda uma nova oportunidade de preparar uma alma para a eternidade.  Ajudemo-los a temer a Deus e andar nos seus caminhos.

O salmista conclui com uma oração:  "O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos.  Paz sobre Israel!" (128:5-6). Precisamos estar orando por nossas famílias.  Espero e oro para que você e os seus façam do Senhor o centro de seu lar, que você o tema e ande nos seus caminhos, que você trate sua família como uma dádiva preciosa de Deus e que a paz no coração e a prosperidade prevaleçam em seu lar.